Fazer cirurgia pelo SUS pode demorar algum tempo devido a alta demanda, mas entenda melhor como funciona esse processo. Quando você precisa fazer uma cirurgia é só se dirigir a um médico, passar pelo processo de exames pré-operatórios e pronto, já pode agendar a data da cirurgia. Mas essa maior facilidade de acesso é para uma pequena parcela da população que possui plano de saúde. E as demais pessoas?
Se você tiver que pagar do seu próprio bolso para conseguir fazer uma cirurgia, muitas vezes, pode ser um valor bem alto. É preciso considerar a consulta médica, exames pré-operatórios, as diárias hospitalares e os honorários da equipe médica. Precisa lembrar até mesmo os remédios que você possa precisar após a cirurgia. Falando assim é muita coisa, não é mesmo?
Atualmente existem algumas empresas que oferecem pacotes de cirurgia com valores atrativos e sem perder a qualidade no atendimento, oferecendo até mesmo um modelo all inclusive, em que todos os custos citados acima estão inclusos.
Mas você sabia que o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo? Isso mesmo, um programa universal, que é para acesso de todos, e integral porque cuida desde a prevenção e diagnóstico até o tratamento, tudo isso gratuitamente.
Quer saber mais sobre como fazer cirurgia pelo SUS, quais outros serviços esse sistema oferece e alternativas para te ajudar a realizar a sua cirurgia? Então continue a leitura e veja isso e muito mais.
O que é o SUS?
O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988. É um sistema bem novo, não é mesmo? E mesmo assim é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, realizando desde atendimentos mais simples, como avaliação da pressão arterial, até o transplante de órgãos, tudo isso gratuitamente para toda a população.
Um sistema de saúde é caracterizado pela sua estrutura e o nível de funcionamento em três níveis de atenção: primário, secundário e terciário.
O nível primário é responsável pela promoção e prevenção de doenças. Já o nível secundário possui atendimento especializado em algumas áreas específicas. E o nível terciário também conta com atendimento especializado, mas possui um maior porte tecnológico.
Para quem é o SUS?
O SUS é financiado com dinheiro dos impostos e o serviço de saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. Qualquer pessoa, independente de raça, cor ou condição financeira, pode utilizar os serviços do SUS.
Quais outros serviços o SUS oferece?
Além de oferecer serviços de saúde gratuitamente para a população, o SUS também é responsável por diversas outras áreas que estão presentes no dia a dia de cada um.
Medicamentos
Através da Farmácia Popular o SUS oferece medicamentos de graça para a população que precisa de tratamento contínuo, como para diabetes e hipertensão, por exemplo.
Para adquirir esses medicamentos é preciso ir até uma farmácia credenciada e apresentar documento de identidade e a receita médica.
Vacinas
Por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) o SUS oferece todos os anos milhões de doses de vacinas para proteger a população de diversas doenças, como a gripe e o sarampo, por exemplo. Inclusive, agora com a pandemia de COVID-19, todas as vacinas são oferecidas gratuitamente em qualquer posto de saúde.
Vigilância Sanitária
Isso mesmo, se você frequenta um restaurante que segue um rigoroso padrão de higiene, o SUS está presente através da Vigilância Sanitária. Ela é responsável por avaliar as condições de estabelecimentos comerciais que manipulam e comercializam alimentos.
Distribuição de preservativos
Já reparou que algumas estações de metrô e terminais de ônibus possuem grandes cestos com preservativos? Essa é uma iniciativa do SUS para conscientizar a população sobre a importância de se proteger contra IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O preservativo também pode ser retirado em qualquer posto de saúde.
Esses são apenas alguns dos muitos serviços que o SUS oferece para a população, além de exames, consultas, cirurgias, pronto-socorro e muitos outros.

Como fazer cirurgia pelo SUS?
Afinal, como marcar uma cirurgia pelo SUS? Primeiro, é preciso passar por uma avaliação médica. É ele quem irá analisar o seu estado de saúde e entender se é necessário, ou não, realizar o procedimento. Após isso, você é encaminhado para realizar os exames pré-operatórios. Essa é uma fase muito importante, pois ajuda o médico a avaliar de fato seu estado de saúde e possíveis riscos ou complicações durante o procedimento.
Feito isso, o paciente entra em uma fila de espera que, dependendo do procedimento e da quantidade de pessoas que precisam fazer a cirurgia, pode demorar anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, antes da pandemia, cerca de 1,3 milhões de pessoas aguardavam por um exame, cirurgia ou consulta com especialista, somente no Estado de São Paulo.
Devido a isso, muitas pessoas buscam formas alternativas para realizar o procedimento, como em hospitais particulares, por exemplo.
Como a Saúde iD pode te ajudar?
A Saúde iD é uma forma alternativa de realizar a sua cirurgia a preços acessíveis. Trata-se de uma plataforma que conecta pessoas a médicos e a empresas de saúde para que você tenha acesso a serviços de qualidade a um preço justo.
No site da Saúde iD você encontra diversas opções de cirurgia para atender às suas necessidades, e todas elas no modelo all inclusive. Mas você sabe o que significa all inclusive? Significa que o valor que consta no site é exatamente aquele que você vai pagar e sem nenhuma surpresa no final do procedimento.
O pacote de cirurgia inclui tudo aquilo que você precisa para realizar o seu procedimento. Desde exames pré-operatórios, até medicamentos e acessórios que você precise utilizar no pós-operatório. Tudo isso para te proporcionar um procedimento com qualidade, segurança e comodidade.
Além disso, você conta com todo o apoio de uma equipe de enfermagem após a cirurgia para garantir que você tenha uma ótima recuperação e te ajudar em caso de alguma necessidade.
Para realizar uma cirurgia na Saúde iD é preciso passar por uma avaliação médica para dar início ao seu ciclo, que vai desde o seu cadastro até a alta da cirurgia.
Aqui você pode conferir como funciona a cirurgia na Saúde iD.
Comentários (1)
Amanda
08 jun.
Muito bacana